MEG Informática Ltda  - Dicas

Menu

     

Vírus

     

VÍRUS - Nunca Mais!

Fique sabendo como agem as vacinas e vírus.

Utilize de vacinas on-line gratuitas.

MEGComu

     

GESTÃO COMUNIDADES CRISTÃS.

Desenvolvido para controle de comunidades cristãs.

CONSIDERADO O MELHOR PARA AUXILIAR O TESOUREIRO.

Controle de de Dízimos, Bancos, Mala direta.

Peque sua cópia de demonstração e comprove antes de adquirir!

MEG Dicas      

Melhorando o desempenho do Windows XP

O XP já é considerado um sistema rápido, porem ele pode se tornar ainda mais ágil se forem desabilitados alguns serviços e enfeites desnecessário para uma utilização normal.

Atenção: As dicas abaixo são somente para usuários experientes, e o risco é seu de utilizá-las!!!

Antes de tudo, recomendo um backup de restauração, pois se algo der errado, você poderá voltar as alterações.
Para efetuar o backup, digite no iniciar, executar:
c:\windows\system32\restore\rstrui.exe
 

  1. Microsoft Virtual Machine

  2. Opções Visuais

  3. Desabilitando serviços desnecessários

  4. Habilitando o modo UDMA/66 e superior

  5. Habilitar Logon automático

  6. Programas na inicialização

  7. Explore outras máquinas da rede mais rapidamente

  8. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual)

  9. Boot mais rápido

  10. Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia

  11. Desabilite a reprodução automática para CD's

  12. Libere 20% de sua banda de rede/Internet

  13. Carregue o Internet Explorer mais rapidamente

  14. Evitando lentidão e problemas

  15. Desabilite a Assistência Remota

  16. Desabilite Serviços de rede

  17. Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft

  18. Windows Messenger

  19. Remova a pasta “Documentos Compartilhados”

  20. Problemas com o Pesquisar do Windows XP

  21. Criar MP3 com o Windows Media Player 8

  22. Alterar as pastas padrão de sistema

  23. Apague as pastas especiais de "Meus Documentos"

  24. Abra o Windows Explorer com “Meu Computador” expandido

  25. Ativação após reinstalação do Windows XP

  26. Unidades de CD desaparecidas

  27. Windows reinicia o computador quando manda desligar

  28. Windows não desligando corretamente

  29. Limpeza da área de trabalho

  30. Acelerar o Menu Iniciar 

  31. Habilite a desfragmentação do Boot

  32. Alterando a letra da Unidade

  33. Configurando o  teclado

  34. Backup de mensagens do Outlook Express

  35. Descubra o seu IP

  36. Portas abertas

  37. Abra o Windows Explorer em C:\

  38. Teclado Virtual

  39. Pesquisa com mais de uma extensão.

  40. Pontos de restauração do sistema.

  41. Os balões Hint

  42. Desabilite a função hibernar

  43. Problemas em deletar um arquivo.

  44. Adicionar/Remover programas

 

Microsoft Virtual Machine

Devido a um processo movido pela SUN, o XP não trás suporte para sites que contenham Java, entretanto este problema é solucionado instalando o Microsoft Virtual Machine. Faça download do arquivo MSJAVx86.exe e instale o suporte.

Baixe o JAVA em: http://www.java.com/pt_BR/

Voltar Início

 

Opções Visuais.

O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta.

Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos perceptível de acordo com a robustez do equipamento).

Para fazer as alterações, vá ao Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar “Ajustar para o melhor desempenho”).

Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o “Desktop offline”. Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá-lo, siga os seguintes passos:

Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.

Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”). Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.

Voltar Início

 

Desabilitando serviços desnecessários.

O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos usuários. Para desativá-los/configurá-los, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).

Uma dica é colocar todos os serviços para manual e reiniciar o micro. Depois é só conferir os serviços iniciados e configurá-los para automático. Pode acontecer de que serviços necessários não sejam iniciados. Melhor é saber o que faz cada um destes serviços. Veja abaixo alguns deles, os outros, cuja funcionabilidade não é muito clara é melhor deixar em automático.

 

Deve ficar em AUTOMÁTICO:

- Alerta (emite alertas administrativos)

- Alocador Remote Procedure Call (RPC)

- Sistema de eventos COM+

 

Já devem estar em Automático:

- Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)

- Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)

- Chamada de procedimento remoto (RPC)

- Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)

- Cliente de rastreamento de link distribuído

- Detecção do hardware do Shell

- Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)

- Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)

- Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)

- Localizador de computadores (somente se houver uma rede operando)

- Log de eventos

- Logon secundário

- Notificação de eventos de sistema

- Plug and Play

- Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)

- Serviços de criptografia

- Serviços IPSEC

- Spooler de impressão

- Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

 

Podem ficar DESABILITADOS:

- Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)

- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)

- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting

- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático

- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota

- Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)

- IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)

- Número de série de mídia portátil

- Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)

- Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)

- Telnet (por questão de segurança)

- Temas

Já devem estar Desabilitados

- Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)

- Roteamento e acesso remoto

 

Podem ficar em MANUAL:

- Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)

- Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)

- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)

- Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)

- Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto

- Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)

- Número de série de mídia portátil

- Servidor

 

Já devem estar em Manual:

- Adaptador de desempenho WMI

- Aplicativo de sistema COM+

- Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)

- Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)

- Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)

- Conexões de rede (gerencia conexões de rede)

- Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)

- Cópia de volume em memória

- DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)

- DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)

- Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)

- Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)

- Fornecedor de suporte de segurança NT LM

- Gerenciamento de aplicativo

- Host de dispositivo Plug and Play universal

- Logon de rede

- Logs e alertas de desempenho

- MS Software Shadow Copy Provider

- QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)

- Reconhecimento de local da rede (NLA)

- Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico

- Serviço de descoberta SSDP

- Serviço de indexação

- Serviço de transferência inteligente de plano de fundo

- Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'

- Serviços de terminal

- Telefonia

- Windows Installer

 

Você pode consultar a ajuda do Windows para obter mais detalhes sobre a função de cada serviço

Voltar Início

 

 

Habilitando o modo UDMA/66 e superior.

Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.

Voltar Início

 

 

Habilitar Logon automático

Caso o seu micro não faça parte de uma rede e você seja o único usuário, você pode alterar a maneira como ele é ligado e desligado, deixando estas operações mais ágeis. Siga as etapas:

Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.  Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK. 

Vá em Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

Voltar Início

 

 

Programas na inicialização

Alguns programas são iniciados junto com o sistema, porem raramente são necessários a todo minuto. Estes podem ser retirados da inicialização da seguinte maneira: Clique em Iniciar >> Executar, digite MSCONFIG e clique OK. Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows.

Voltar Início

 

 

Explore outras máquinas da rede mais rapidamente.

Com uma alteração no registro do XP ele pode fazer a procura por outros computadores da rede mais rápida. O XP verifica nos computadores da rede por tarefas agendadas em comum entre elas e desabilitar este recurso faz com que a procura fique mais rápida

Clique em Iniciar >> Executar, digite REGEDIT, pressione OK.

Abra a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8 D87-00AA0060F5BF}.

Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.

Voltar Início

 

 

Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Deixar que o Windows gerencie a memória virtual ainda é a melhor opção, porem se seu computador tiver mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Você pode desativá-la em Painel de Controle >> Sistema >> Avançado >> Desempenho >> Avançado >> Memória Virtual >> Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Na maioria dos casos ele é necessário e pode ser definida como 50% a mais do que a memória RAM instalada. Por exemplo, se você tem 128 MB de RAM, a memória virtual pode ser definida como 192MB ( 128 + 50%). Defina este valor para o tamanho inicial e final para que o arquivo de troca seja fixo, prevenindo perdas de desempenho  e fragmentação.

Voltar Início

 

 

Boot mais rápido.

A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos “Suspender” e “Hibernar” mais rápido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui Download (325 Kb), basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.

Voltar Início

 

 

Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia.

Uma incompatibilidade em drivers das placas de vídeo com chip da Nvidia e que usam esta versão de drivers causam uma lentidão no desligamento do XP. O problema já foi corrigido na versão 23.11 e o download pode ser feito em http://www.nvidia.com

O problema pode ser contornado também da seguinte maneira:

Vá no Painel de Controle >> Ferramentas Administrativas >> Serviços e altere o NVidia Driver Helper para “manual” ou “desabilitado”.

Voltar Início

 

 

Desabilite a reprodução automática para CD's

Clique em iniciar > Executar e digite GPEDIT.MSC. Vá em Configuração do Computador >> Modelos Administrativos >> Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática”. Selecione Ativar.

Voltar Início

 

 

Libere 20% de sua banda de rede/Internet.

Um recurso do XP chamado Agendador de pacotes OoS reserva 20% da banda disponível de rede e internet para uso próprio. Desabilite-o da seguinte maneira:

( é necessário estar logado como administrador)

Clique em Iniciar > Executar, digite GPEDIT.MSC e pressione OK.

Em Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.

Você deve fazer isto em todos os computadores da rede.

Voltar Início

 

 

Carregue o Internet Explorer mais rapidamente.

Mesmo que você não defina uma página inicial, quando o IE é aberto ele carrega uma instrução chamada About:blank. Desabilite esta instrução e deixe o seu carregamento mais rápido. Para tanto basta adicionar o comando –nohome no atalho do IE.

Clique com o botão direito no atalho do IE, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando –nohome. Ficará algo assim: "C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE” -nohome  Clique em OK e pronto!

Voltar Início

 

 

Evitando lentidão e problemas.

Mantenha seu HD sempre desfragmentado e livre de erros. Após apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar algum programa, faça a desfragmentação da unidade. Adicione um atalho para o desfragmentador no menu de contesto (menu que aparece ao clicar com o botão direito do mouse) da seguinte maneira:

Abra o Bloco de notas e cole o seguinte texto:

 

; context_defrag.INF

; Adiciona o Desfragmentador ao menu de contexto no Windows XP

[version]

signature="$CHICAGO$"

[DefaultInstall]

AddReg=AddMe

[AddMe]

HKCR,"Drive\Shell\Desfragmentar\command",,,"DEFRAG.EXE %1"

Salve o texto com o nome DEFRAG.INF

Agora abra o Windows Explorer e localize este arquivo. Clique com o botão direito e selecione instalar.  Para usar basta clicar com o botão direito sobre a letra de uma unidade que aparecerá a opção Desfragmentar.

Voltar Início

 

Desabilite a Assistência Remota.

Este recurso permite que outras pessoas controlem seu micro remotamente

Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Sistema > Remoto e desabilite as opções “Permitir que este computador envie convites de Assistência Remota” e “Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador”.

Depois vá em Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK. Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Assistência Remota. Configure ambos os serviços para Desabilitado.

Voltar Início

 

Desabilite Serviços de rede

A menos que você realmente o use, o Telnet abre as portas para uma invasão. Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Altere o serviço Telnet de “manual” para “desabilitado”. Desative também os serviços “Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting” e “Registro Remoto”. 

Voltar Início

 

Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft.

Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendará enviar informações à Microsoft. Para evitar isto, vá nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avançado > Notificação de Erros, e selecione “Desabilitar a Notificação de Erros”.

Voltar Início

 

 

Windows Messenger

Para impedir que este serviço inicie com o sistema, faça o seguinte

Clique em Iniciar > Executar > msconfig

Na aba Iniciar, desabilite o serviço “msmsgs” (Windows Messenger).

No entanto, inexplicavelmente em alguns casos ele volta. Então, apelamos para o método seguinte:

Na pasta Arquivos de Programas > Messenger e renomeie o arquivo msmsgs.exe para outro nome qualquer (msmsgsbobo.old, por exemplo).

Você também pode:

Clicar em Iniciar > Executar > gpedit.msc

Na janela que abrirá, vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Messenger. Clique duas vezes na opção “Não permitir que o Windows Messenger inicie automaticamente”, e selecione “Ativado”.Se preferir, pode desativar de vez o Windows Messenger, alterando a opção “Não permitir que o Windows Messenger seja executado” para “Ativado”. Isto impedirá a utilização do WM por qualquer usuário do micro.

Voltar Início

 

 

Remova a pasta “Documentos Compartilhados”

Este é um recurso inútil, principalmente se o micro não estiver em uma rede. Para eliminar os Documentos compartilhados abra o editor de registro e procure pela seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ My Computer \ NameSpace \ DelegateFolders

Apague a subchave {59031a47-3f72-44a7-8 9 c 5-559 5fe6b30ee}.

Voltar Início

 

 

Problemas com o Pesquisar do Windows XP

Você pode não gostar do assistente de pesquisa e queira usar a procura clássica do Windows, então abra o registro e vá até a chave:

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\

Explorer\CabinetState]

e coloque um string value nomeado como Use Search Asst = no

Voltar Início

 

 

Criar MP3 com o Windows Media Player 8

Extrair musicas de CDs em formato MP3 pode ser possível se você fizer a seguinte alteração no registro:

Abra o REGEDIT e vá em

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MediaPlayer

Adicione as subchaves Settings\MP3Encoding.

Na janela da direita, acrescente os valores (DWORD) a seguir:

"LowRate"=dword:0000dac0

"MediumRate"=dword:0000fa00

"MediumHighRate"=dword:0001f400

"HighRate"=dword:0002ee00

Estes valores correspondem a codificações para 128, 192, 256 e 320Kbps, respectivamente.

Voltar Início

 

 

Alterar as pastas padrão de sistema.

A pasta “Meus Documentos” fica em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos. Se quiser alterar isto, bem como outras pastas, abra o Editor de Registro e procure pela chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Shell Folders.

Clique com o botão direito sobre o nome de cada pasta e selecione Modificar – basta agora indicar qual o caminho completo e nome de pasta desejado.

Voltar Início

 

 

Apague as pastas especiais de "Meus Documentos".

Se não gosta – ou não usa das pastas especiais dentro de “Meus Documentos” (por exemplo, “Minhas Músicas”, “Minhas Figuras”, etc.), basta executar o comando:

regsvr32 /u mydocs.dll e, em seguida, apagar as pastas indesejadas. Para reverter a ação, execute o comando regsvr32 mydocs.dll. As pastas serão recriadas na próxima inicialização do Windows.

Voltar Início

 

 

Abra o Windows Explorer com “Meu Computador” expandido

Crie um novo atalho para o Windows Explorer, clique nele com o botão direito, selecione Propriedades. No campo Objeto, coloque a seguinte linha, apagando antes a já existente:

%SystemRoot%\explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}""

Voltar Início

 

 

Ativação após reinstalação do Windows XP.

Se seu XP já esta ativado e você precise formatar o HD não será necessário fazer nova ativação caso você tome a seguinte providencia antes da formatação: Copie para um disquete o arquivo WPA.DBL que esta na pasta \windows\system32

Após reinstalar o sistema novamente, copie este arquivo do disquete para a pasta original e o sistema estará ativado.

Voltar Início

 

 

Unidades de CD desaparecidas

Vários relatos dão contas de unidade de CD que somem do Windows Explorer. Dentre as causas possíveis observou-se uma certa relação com os programas Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch Jukebox. Há uma certa incompatibilidade entre os drivers ATAPI da Adaptec que acompanha o XP e também o Windows 2000 com os drivers instalados por terceiros. Veja três das soluções possíveis:

Se você tem alguns dos softers instalados, desinstale todos e reinicie o computador. Após comece instalando o Nero sempre reiniciando o micro até descobrir qual deles é o causador dos sumiço dos ícones dos CDs

Outra alternativa seria com a instalação do Nero e do CDRWin na mesma maquina. Copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta do Nero para a pasta do CDRWin. Abra o CDRWin e configure seu drive ASPI como sendo o arquivo copiado.

Uma outra opção envolve a alteração do registro do Windows. Com relação a incompatibilidade dos drivers da ATAPI da adaptec, se estes forem alterados ou removidos pode causar o sumiço dos ícones. Para solucionar isto, abra o editor de registro, localize e apague as dependências das seguintes chaves:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet002\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}

Não apague as chaves inteiras e faça um backup do registro antes das alterações.

Voltar Início

 

 

Windows reinicia o computador quando manda desligar

É muito provável que a função ACPI  não esteja com habilitada no BIOS. ACPI é o que controla o desligamento do computador. A solução seria acessar o BIOS e ativar o

Voltar Início

 

 

Windows não desligando corretamente

Problema também ligado ao ACPI. Primeiro verifique em Propriedades de Vídeo >> Proteção de tela >> energia do monitor e clique na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM).

Também siga a Dica anterior e Ative o ACPI na BIOS

Voltar Início

 

 

Limpeza da área de trabalho

Eis outra opção que também consome recursos, para desabilitá-la o Caminho é: Painel de Controle >> Vídeo >> Área de Trabalho >> Personalizar Área de Trabalho >> Geral >> Desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”

Voltar Início

 

 

Acelerar o Menu Iniciar 

Como no Windows 98, você pode fazer com que os itens do menu Iniciar apareçam mais rápido. Para tanto faça: Iniciar>>Executar>>digite regedit

Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 100, o default do Windows é 400.

Voltar Início

 

 

Habilite a desfragmentação do Boot

Esta desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows vai tornar o boot um pouco mais rápido. Para ver se ela esta ativada siga esses passos:

Iniciar>>Executar>> digite regedit

Procure a chave

HKEY_LOCAL_MACHINE\ SOFTWARE\MICROSOFT\Dfrg

clique em BootOptimizeFunction

Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.

Voltar Início

 

 

Alterando a letra da Unidade

Você pode trocar as letras de suas unidades C, D, E e outras que possuir

Siga para:Iniciar >>Painel de Controle>>Ferramentas administrativas >>Gerenciamento do Computador, ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco, na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.

Voltar Início

 

 

Configurando o  teclado

Procure o seguinte caminho: Iniciar>>Painel de Controle>> Opções Regionais e de idioma>> Idiomas>> Detalhes>> Adicionar.

Se você  usa o teclado ABNT2 (com o “ç” ao lado da tecla L), escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok. Caso o teclado não tenha o “ç”, escolha Português (Brazil) e Português (Padrão). Há alguns teclados que devem ser configurados como Português (Portugal) ou Americano Padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional).

Voltar Início

 

 

Backup de mensagens do Outlook Express

As mensagens do OE geralmente são armazenadas na pasta C:\Documents and Settings\”nome-do-user”\Application Data\Microsoft\Outlook Express. Esta é sem dúvida uma pasta de difícil acesso, mas você pode alterar este local, siga:

Abra o Outlook Express, clique em Ferramentas >>Opções >>Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela que se abrir você verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido.

 Obs: Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.

Voltar Início

 

 

Descubra o seu IP

Para saber qual é seu IP basta digitar no Prompt de comando (Iniciar >>Acessórios >>Prompt de comando): IPCONFIG /ALL

Voltar Início

 

 

Portas abertas

Para ver se sua conexão esta deixando portas abertas basta digitar no prompt de comando: NETSTAT -A

Voltar Início

 

 

Abra o Windows Explorer em C:\ 

Clique com o botão direito do mouse no atalho do Windows Explorer e clique em Propriedades. Depois na Aba Atalho, altere o destino para: 

Para fazer com que o Explorer abra no drive C:\ basta seguir os passos:

C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE  /n,/e,c:\

Voltar Início

 

 

Teclado Virtual

Não substitui o teclado mas pode ajudar quando este estiver com problemas.

Para ativá-lo, clique em Iniciar>>Executar>> digite OSK.

Voltar Início

 

 

Pesquisa com mais de uma extensão.

Você pode fazer pesquisa com mais de uma extensão, basta que separe-as por um ponto e virgula. Em Pesquisar digite assim:  *.BMP;*.JPG

Voltar Início

 

 

Pontos de restauração do sistema.

Cada ponto de restauração do sistema criado ocupa um grande espaço no HD e esses pontos são criados automaticamente pelo sistema. Caso você tenha problemas de espaço no HD você pode eliminar todos os pontos, menos o mais recente.

Siga esses passos:

Iniciar >>Todos os Programas >>Acessórios >>Ferramentasdo Sistema >>Limpeza de Disco. Na caixa que se abrir, escolha “Mais Opções”, em baixo prefira a opção “Restauração do Sistema” e após “Limpar”. Seguindo essa instrução todos os pontos de restauração serão eliminados, restando somente o mais recente.

Voltar Início

 

 

Os balões Hint

Esses balões de fundo amarelo mais atrapalham do que ajuda. Para elimina-los faça:

Abra o editor do registro. Encontre a chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\Advanced.

Clique no menu Editar >> Novo >>Valor DWORD. Renomeie como "EnableBallonTips" e coloque o valor 0 (zero).

Voltar Início

 

 

Desabilite a função hibernar

Desabilitando esta opção você libera uns 500MB de espaço no seu HD e alem do mais se você for se ausentar por muito tempo, desligue o micro.

Clique com o botão direito no seu Desktop e escolha Propriedades clique na aba Proteção de Tela, depois em Energia e após em Hibernar, desmarque a opção.

Voltar Início

 

 

Problemas em deletar um arquivo.

Pode acontecer de querer (ou precisar) apagar um arquivo e o sistema impedir o acesso. Geralmente ao reiniciar o micro este problema é resolvido, mas se continuar você pode fazer o seguinte:

Inicie o Prompt de comando e o Gerenciador de tarefas (digite CRTL+AL+DEL) e em Processos finalize o Explorer.exe. Pelo Prompt vá ate´a pasta onde esta o arquivo a ser apagado (digite CD\”nome-da_pasta” e ENTER) e delete o arquivo (DEL “nome_do_arquivo”). Após volte ao Gerenciador de tarefas e em Aplicativos, clique em Nova tarefa e digite Explorer.

Cuidado que não será possível recupera o arquivo apagado.

Voltar Início

 

 

Adicionar/Remover programas

Muitas vezes acontece de remover um determinado programa e ele continuar a aparecer na lista de programas instalados. A solução é acessar o registro e eliminá-lo ali. Faça:

Abra o editor de registro e localize a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Uninstall

Todos os programas instalados estão aí. Basta apagar o desejado.

 

 

Voltar Início

Destaques

     

MEGMitra

     

GESTÃO CÚRIA INTEGRADO.

O melhor software para controle da Mitra.

Único do mercado que gera toda a contabilidade necessária, importando dados do MEGParo (Sistema Integrado de Gestão Paroquial) sem a necessidade que o usuário tenha conhecimento de contabilidade. Basta saber o que é receita (entrada) e o que é despesa (saída).

Emissão de certidões de sacramentos.

Controle Bancário.

Mala Direta.

Único do mercado que possui o MEGSGS (Sistema Online de Gestão de Softwares).

MEGParo

     

GESTÃO PAROQUIAL INTEGRADO.

Controle de todas as despesas e receitas de uma paróquia.

Gera automaticamente toda a contabilidade das paróquias.

Exporta todos os dados para o MEGMitra.

Emissão de certidões de sacramentos.

Sistema Integrado ao MEGMitra. 

MEGIgreja      

GESTÃO PAROQUIAL.

Emita certidões de batismo, casamento e crismas pelo computador!

Controle os dízimos recolhidos e a recolher emitindo recibos!

Todos os direitos reservados a

©2006 MEG Informática Ltda